terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O preço do café





            Fiquei curioso dias desses, porque vi um cartaz francês bem humorado sobre as diferenças de preços de cafés circulando em uma rede social. Pesquisei e descobri que o mesmo texto foi divulgado em alguns blogs brasileiros e franceses também. O humor está no fato de o preço da bebida variar de acordo com o modo com que o cliente a pediria: se de forma objetiva, ou com mais requinte.
Aprecio o sabor desta popular bebida, não obstante seja apenas um leigo no assunto. Aproveitei um momento vago e fiz um levantamento de alguns lugares para onde posso ir e degustar nos finais de tarde um cafezinho na minha cidade. Surgiu uma curiosidade por conhecer mais esses espaços, sua organização, detalhes que fazem a diferença na ornamentação, o estilo do lugar, a paisagem em torno, o atendimento e a clientela.
Não sei diferenciar os tantos sabores e tipos relacionados aos preparos e às combinações dos cafés. Porém, percebi o quanto me fazia falta passar uma semana sem os bons papos e as excelentes pessoas que me acompanhavam nessas descobertas. Acho que farei um projeto para desvendar mais espaços com esse perfil!
Sempre brinco com um amigo para quem lanço o convite de ir a um desses ambientes em nossas folgas. Digo que é a hora do café com prosa e filosofia, pois são os momentos para falarmos sobre nossa vida, nossos medos e ansiedades, projetos e planos, frustrações e sobre a vida alheia. Claro! Melhor ainda é tecer elogios, ou recebê-los, como a forma encontrada de agradecimento pelos preciosos minutos de dedicação à fala e aos pensamentos mútuos. Isso edifica. Isso engrandece. Amadurece. Reestrutura. Reorganiza. Conforta. Alivia.
É uma pena que esse tipo de projeto exista, bem como os ambientes e cafés, mas que o tempo seja tão pouco para alguns. Outros possuem tempo e disponibilidade, embora prefiram se esconder atrás das redes sociais e se esqueçam dos sabores, da existência, da edificação, do conforto, dos sorrisos, dos elogios. Se esquecem, também, de entender quanto custa o “preço” do café.
           



4 comentários: