segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Prefiro o abraço!



           
           Não sei se você concorda comigo, mas a nossa postura corporal tem mudado há uns anos. Não andamos mais olhando o rosto e os olhos das pessoas, não cumprimentamos mais, não temos mais como dizer palavras de gentileza. Aliás, o que são as palavras de gentileza?

Isso pelo simples fato de estarmos mais com a cabeça baixa dando conta dos aparelhos celulares, ou dos tablets, e das tão ansiosas e exigentes redes sociais. Não critico os aparelhos, ou as redes, pois também faço uso deles e isso faz muito bem, além de ter a sua grande serventia. A questão está no fato de em quem estamos nos transformando, se cada vez mais robóticos, excludentes, sozinhos, individualistas, e mais interessados na vivência e privacidade alheias, do que nos nossos próprios consertos. Um livro bastante interessante e atual sobre isso é “O show do eu: a intimidade como espetáculo”, da autora argentina Paula Sibilia, publicado pela Nova Fronteira, 2008.
                   São muitas informações instantâneas e realmente fica difícil administrar tanta pressa. Somos muito cobrados a dar conta de todas as atualizações, caso contrário não seremos letrados, e dificilmente aceitos nos grupos dos mais ligados na fábrica das novidades.
                Não estranho o fato de artistas globais, bem como outros cansados desse sistema da pressa, por vários motivos seus decidirem se retirar e viver em um mundo paralelo em cidades mais tranquilas. Lembrei-me da atriz Ana Paula Arósio, que saiu da mídia e vive como criadora de cavalos em uma fazenda.
            Recebi de um amigo a imagem de uma campanha para o contato pessoal, para as palavras, os elogios, e para o cuidado com o outro rompendo as barreiras da pressa, da produtividade e da internet. Um convite para uma amizade real, mais concreta, pois as relações estão cada vez mais descartáveis e os abraços cada vez mais extintos. Tudo muito abstrato. Estamos nos esquecendo de que, por mais que evoluamos e estejamos imersos na tecnologia, as palavras de gentileza sempre serão melhores com um abraço. É isso que prefiro. 
                             Para concluir, vale a pena ver o vídeo sobre José Datrino, carioca mais conhecido como o Profeta Gentilezae ouvir a bela voz de Marisa Monte.

Um comentário: