sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A arca e as características de um Pai

Algumas histórias bíblicas, se olhadas de forma isolada, sem a percepção de uma lição de amor e cuidado que Deus quer nos mostrar, parecem absurdas! Realmente!
Humanamente falando, e com os olhos desconfiados do século em que vivemos, não há como se aproximar, ou se identificar com os fatos ali revelados.
Uma dessas histórias é a do dilúvio, vastamente difundida, inclusive, com outros nomes e personagens culturalmente diferentes.
          Mas, o que chama a atenção na narrativa são as características paternais apresentadas, quando Deus dá o direcionamento a Noé a respeito de como construir a arca, como selecionar pares de animais e como argumentar com a sua família a respeito de fé.
            Outro ponto que merece destaque está no versículo 16, do capítulo 7 de Gênesis, em que, após toda a preparação e obediência de Noé às instruções anteriores do Pai, o próprio Deus fecha a porta da arca, quando toda a família do personagem, bem como os pares de animais selecionados entram para “navegar”. O próprio Deus fecha a porta, como mais uma característica de Pai ao proteger os seus filhos dos perigos que ficaram do lado de fora.
            Os que estavam no interior da arca, sabiam o que ocorreria do lado de fora só de ouvir falar, mas não presenciaram a olho nu os desastres que ali ocorreram. Foram poupados do extermínio e de presenciar tão grande devastação.
            Por fim, ainda posso ousar dizer que percebo a presença desse Pai na própria simbologia da arca. Para mim, aquela grande obra de madeira representa um forte abraço de proteção. Os perigos que rondavam do lado de fora, as mudanças climáticas, as acusações, os gritos, as possíveis pedradas, cuspidas, ou ataques não poderiam atingir aqueles que estavam protegidos pelos braços de um Pai que podem ser representados na figura da arca. 

            Pode parecer ousadia, mas garanto que uma nova perspectiva é dada a essas histórias, quando enxergamos nas entrelinhas o próprio Paizão narrando esses acontecimentos com entusiasmo para mostrar que Ele mesmo é O super-herói daquelas aventuras.


Um comentário:

  1. Linda explanação feita Paulo. Um novo olhar para a história bíblica sobre o dilúvio. Cada um que ler, obtém da parte de Deus e do seu Espírito uma nova interpretação. Amém.

    ResponderExcluir